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TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total)

TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total)

Postado em:02/02/2015 Por:João Carlos
O TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total), é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders). Para compreender melhor vejamos um pouco da evolução do conceito de qualidade.

O primeiro conceito relacionado à qualidade referia-se ao enquadramento dos produtos/serviços dentro de suas especificações técnicas. Ou seja, qualidade era igual à ausência de defeitos no produto final, o que, por sua vez, era verificado na medida exata da intensidade de inspeções realizadas. Mais tarde, o “controle estatístico do processo” permitiu a extensão do conceito de qualidade ao processo, passando o controle da qualidade, a englobar também as condições em que o produto é produzido. Entretanto, o conceito de qualidade ainda passaria por mais algumas mudanças incorporando o conceito de “custo da qualidade”, e depois de, “defeitos-zero”, chegando enfim, a englobar a satisfação ou superação das expectativas de todos os interessados, inclusive os clientes (internos e externos). Controlar uma “Organização humana significa identificar quais foram os resultados não alcançados (fora de controle); analisa-los, verificando quais foram às causas de agir sobre essas causas para melhorar os resultados para todos”. Então, devemos medir os resultados para saber se esse objetivo foi atingido ou não:

  • Medir a qualidade dos produtos ou serviços;
  • As reclamações dos clientes (produtos ou serviços com defeito);
  • Custo dos produtos ou serviços;
  • Os atrasos na entrega dos produtos;
  • Moral dos funcionários que produzem (absenteísmo, acidentes, turnover nível salarial, crescimento profissional etc.).

  • O termo “controle da qualidade total” foi usado pela primeira vez por Armand Feigenbaum, em 1956, quando ele propôs a ideia de que a qualidade só poderá resultar de um trabalho em conjunto de todos os que estão envolvidos no desempenho da organização, não apenas de um grupo de pessoas. Embora Feigenbaum também defendesse a criação de uma estrutura organizativa de suporte à qualidade, a Engenharia de Qualidade, que seria a responsável por resolver questões de qualidade que englobassem mais de uma área da empresa. Assim, a abordagem proposta por Feigenbaum dá ênfase à comunicação entre os departamentos da empresa, principalmente os responsáveis por produção, materiais e design.

    O conceito de controle da qualidade total engloba os seguintes itens:

  • Orientação ao cliente;
  • Qualidade em primeiro lugar;
  • Ações orientadas por prioridades;
  • Fatos e dados;
  • Controle de processos e da dispersão (variação dos dados que indicam quando há uma possível falha no processo) e investigação das causas;
  • “Próximo processo é o seu cliente” (para que cada funcionário tenha em mente que a qualidade de seu trabalho interfere na qualidade do produto na próxima etapa do processo);
  • Identificação das verdadeiras necessidades dos clientes;
  • Evitar que erros já identificados sejam cometidos novamente;
  • Comprometimento da alta direção.



  • “Uma empresa honesta, só pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas.” Vicente Falconi Campos.


    Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/controle-de-qualidade-total-tqc/
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