Sigmact

 
Sexta-Feira,07:46 - Bom Dia!
contato_SigmactAtendimento: (82) 9317-8820

Outubro Rosa

Conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Postado em:01/10/2014 Por:João Carlos
Na área de saúde, o mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês são realizados eventos que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer.

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

O autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. Ele é essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa perceber qualquer alteração. O autoexame pode ser feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é definir uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. Entretanto, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde por meio da palpação e, menos ainda, a mamografia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, só ela pode detectar precocemente um nódulo pequeno e aumentar muito as chances de cura, deve ser realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.

O Ministério da Saúde apresentou um balanço das mamografias feitas no País entre 2011 e 2012: houve aumento de 16% na quantidade de exames realizados, passando de 1.839.411 para 2.139.238. Na faixa prioritária, que vai dos 50 aos 69 anos, o aumento foi 21%, mas a intenção é que este número cresça mais ainda.

Você está com seus exames em dia? Sua esposa, mãe e filhas, estão com os exames em dia?

Sintomas

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:

  • inchaço em parte do seio;
  • irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
  • dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
  • saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
  • caroço nas axilas.

  • Outubro Rosa Pelo Mundo

    O nome do evento remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Para chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença, algumas cidades iluminaram seus principais edifícios e monumentos históricos com luzes cor-de-rosa. No Brasil, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília receberam a iluminação, assim com o Palácio de Buckingham, em Londres, o Empire State, em Nova York, e a Torre de Tóquio, em Tóquio.

    Fontes:
    http://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/
    http://drauziovarella.com.br/mulher-2/outubro-rosa-conscientizar-mulheres-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama/
    SIGMACT - Engenharia, Consultoria e Treinamento LTDA
    CNPJ - 05.945.603/0001-80
    Tel.:(82) 99317-8820

    Matriz - Rodovia Divaldo Suruagy, KM 12, Via II, s/n, Polo Cloroquímico de Alagoas - Marechal Deodoro/AL
    CEP: 57160-000

    Filial - Av. Moreira e Silva, 547, sala 201, Farol - Maceió/AL
    CEP: 57051-500
    NEWSLETTER
    Novidades Sigmact no seu email
    ® 2014 SIGMACT | Todos os direitos reservados